Contact us +351 918 317 307

(Cost of a call to the national landline network)

Ar condicionado vs janelas abertas. Qual gasta mais combustível?

17 de July, 2023
0 Comments

O ar condicionado é um aliado de peso para combater as temperaturas mais altas do verão, mas sabiam que este pode aumentar os consumos do veículo?

Para funcionar, o compressor do ar condicionado vai buscar energia ao motor do carro — exceto se conduzir um elétrico —, e, consequentemente, aumenta o esforço deste, aumentando inevitavelmente o consumo de combustível.

O aumento do consumo de combustível pode ser de até 10%, sendo afetado por diversas variáveis. Por exemplo, é nos trajetos curtos que se verificam as maiores diferenças de consumo entre o ar condicionado ligado ou desligado.

Porquê? Quando iniciamos um trajeto, temos tendência a colocar o ar condicionado em automático ou na sua potência máxima ou perto disso, para arrefecer o habitáculo mais depressa. Num trajeto curto, significa que os requisitos de energia do ar condicionado serão sempre mais elevados.

Porque não abrir as janelas do carro?

Em tempos de contenção tudo serve para poupar, por isso, talvez o melhor é abrir as janelas do carro.

Mas também aqui há um problema… A aerodinâmica do veículo. Esta é essencial para a estabilidade do veículo e para o consumo de combustível, e ao abrir as janelas existe uma perda gradual da eficiência aerodinâmica.

Previsivelmente, é a velocidades mais elevadas que as forças aerodinâmicas têm maior impacto e, por isso mesmo, é onde verificamos as maiores diferenças no consumo do veículo tendo as janelas abertas ou fechadas.

Confuso? Imagine que vai na autoestrada a 120 km/h com as janelas abertas. Além de não ser nada confortável para os ouvidos devido à turbulência gerada, a maior resistência ao ar vai obrigar o motor a um maior esforço para manter a mesma velocidade. E mais esforço é sinónimo de consumos mais altos.

Não é fácil encontrar dados sobre o quão aumentam os consumos por circular com as janelas abertas, devido ao facto da eficiência aerodinâmica variar significativamente de veículo para veículo.

Contudo, nos poucos testes encontrados fica mais que comprovado que circular de janelas abertas a velocidades elevadas tem, por regra geral, mais impacto nos consumos do que ir de janelas fechadas com o ar condicionado ligado.

No meio está a virtude?

Munido desta informação, para minimizar o impacto nos consumos na tentativa de acabar com o «inferno» que é o interior do seu carro nos dias mais quentes, deixamos algumas dicas.

Antes de arrancar, o melhor é mesmo por começar abrir as janelas. Não é difícil o habitáculo do veículo registar temperaturas 10-20 ºC acima da do ar, e ventilá-lo abrindo as janelas ajuda a equalizar a temperatura com o exterior.

Se o trajeto for curto — em distância e tempo —, e as velocidades praticadas baixas, talvez o melhor é mesmo nem ligar o ar condicionado. Caso o ligue, é provável que nem chegue a sentir os seus efeitos antes de chegar ao destino.

Se o trajeto for mais longo, após ter circulado alguns minutos com as janelas abertas, então sim, pode fechá-las e ligar o ar condicionado. E talvez nem seja necessário «puxar» tanto por ele.

Regra geral, caso vá de viagem por autoestradas ou vias rápidas, é mais eficiente andar com o ar condicionado ligado do que com as janelas abertas.

                                                                                                                                                                                         

 

                                                                                                                                                                                           Artigo Razão Automóvel

Mais Recentes

Motorcast

Motorcast

João Gago
16 de February, 2023
Pereira & Gago Stand, empresa especializada em venda e revenda de automóveis, foi recentemente destacada em um episódio...

Stand Pereira e Gago already has 25 years in the automotive market, and promises a future based on the consolidation of a unique service provision throughout the Algarve.

Follow us

| Visit us

Rua Avelino Dias Custódio Lote 2
8800-737 Tavira

Monday through Friday:
09h-13h e das 14h30-19h

Saturday: 09h-13h

Sundays and holidays: Closed

Monday through Friday:
9h às 13h e das 14h30 às 18h30

Saturdays, Sundays and holidays: Closed

| Contact us

General. +351 281 326 628
(National landline call)

Sales +351 918 317 307
(Call to national mobile network)

Workshop. +351 917 111 714
(Call to national mobile network)

Office. geral@pereiraegago.pt
Workshop. oficina@pereiraegago.pt

    Fields marked with an asterisk (*) are required.